terça-feira, 23 de abril de 2013

Caminhos da Riqueza




Belmonte é considerada a cidade mais brasileira de Portugal


Belmonte, a 300 km de Lisboa, é a cidade mais brasileira de Portugal. Foi lá que nasceu o descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral. No alto do morro fica Belmonte, ao pé da Serra da Estrela, na região central de Portugal.
Belmonte é uma das cidades mais importantes da rota das aldeias históricas de Portugal. Das pedreiras da região veio a matéria-prima para as casas, que formam um dos mais lindos conjuntos arquitetônicos das aldeias históricas.
A pequena vila ainda conserva o mesmo aspecto de quando nasceu, há quase mil anos. Belmonte foi o principal refúgio dos judeus portugueses durante a inquisição. Na pequena sinagoga, o rabino defende uma tese ousada e que nenhum historiador ainda confirmou: que Cabral era judeu.
O grande orgulho da cidade são os nomes das ruas. Tudo faz referência ao Brasil. A pequena aldeia se transformou em um grande museu para celebrar a descoberta do nosso país. A história que une Portugal ao Brasil está nas ruas e nas igrejas.
A cidade também tem uma rede de museus que falam da qualidade de riquezas da região, como o azeite. Contudo, o principal museu é do descobrimento do Brasil.
link de acesso ao vídeo: